terça-feira, 14 de junho de 2011

O casamento e o mito

Neste semestre, eu assisti a um documentário muito interessante, no qual Joseph Campbell - estudioso de mitologia e religião - divide um pouco do seu conhecimento em entrevista com Bill Moyers, intitulada O Poder do Mito.

O que eu quero destacar de relevante em sua pesquisa para o Pétalas (in) esperadas é a comparação feita entre o voto de casamento e o símbolo da "Roda da fortuna".

Para Campbell, a representação da roda significa exatamente os altos e baixos declarados no ato da celebração matrimonial: "na alegria e na tristeza, na saúde e na doença".

Vou colocar o trecho do material que ele cita isso:

Bill Moyers: O que acontece quando você segue a sua felicidade?

Joseph Campbell: Você alcança à felicidade. Isso deveria acabar em casamento. Digo, esse é o sentido do casamento.

Na idade média, uma imagem que ocorre em muitos contextos é a roda da fortuna. Ali, está o centro da roda e ali está o aro que gira. Se você se amarra no aro da roda, ou da fortuna, você estará sempre subindo ou descendo. Mas se você ficar no centro, você estará sempre no mesmo lugar. E é esse o sentido do voto do casamento. Eu o aceito na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, mas o aceito e você é minha felicidade. Não é a riqueza que você pode me trazer nem o prestígio social, mas “você”.

E isso é seguir à sua felicidade. Cheguei a essa idéia de felicidade porque em sânscrito que é a grande linguagem espiritual do mundo, eles sabem de tudo. Já estão sabendo, há tempos. O transcendental é o transcendental.

Mas há três termos que levam você às extremidades. Digamos que eles são os trampolins para saltar no oceano. Os termos são “sat, chit, ananda”. A palavra “sat” significa “ser”, “chit” significa “consciência total”. E “ananda” significa “entusiasmo”.

Então, eu não sei se a minha consciência é total ou não, não sei onde o meu ser está sendo apropriado ou não, mas eu sei onde está o meu entusiasmo. Então, deixe-me mostrar o meu entusiasmo e isso trará o ser e a consciência plena. E funcionou.

Coloquei esse fragmento, apesar de diferir do encontrado na obra original escrita, por lembrar de ter escutado dessa maneira no filme (eu peguei deste site). Para quem se interessar, a entrevista completa pode ser vista em DVD ou por meio do livro disponibilizado para leitura na internet. Já tentei a opção You Tube, mas todos os vídeos estão dando erro.

O Poder do Mito completo pode ser encontrado aqui.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails