domingo, 29 de maio de 2011

Na lista

É interessante que conste no próprio convite de casamento o local onde sua lista de casamento vai ficar. Lógico que não entre os dizeres e, sim, localizado como se fosse um exibível, em um papel menor e anexado com um clip pequeno. Dessa forma, os convidados saberão exatamente o que já foi comprado e quais itens você selecionou para a sua casa.

Quanto a seleção das lojas, devo dizer que quanto mais opções, PIOR. Por mais que você coloque os artigos desejados e, em muitas ocasiões, até a marca dos produtos, muitos convidados não compram exatamente o que os noivos desejam, seja por ser de cor, tipo ou tamanho diferente do que o imaginado pelo casal. Ou então, como geralmente acontece no chá de panela (depois falo mais especificamente dessa ocasião), o presente é repetido. Então, como trocar faz parte do momento pós-casamento, se você colocar a sua lista em diferentes lojas os seus créditos serão menores para escolher os artigos almejados.

Decida por uma loja com maior variedades ou que seja o objetivo do casal ganhar. Por exemplo, se a família e os amigos são daqueles que gostem de dar presentes caros, coloque em lojas nas quais têm eletrodomésticos e móveis. Caso você tenha quase tudo, exceto a parte de copos finos, conjunto de talheres e objetos do mesmo tipo, coloque a lista em uma loja mais voltada para esses presentes. Se você não tem quase nada e seus convidados mesclam-se em situação financeira, ponha sua relação em uma loja como a Tok & Stok. Tem absolutamente TUDO. Do sofá da sala a pratos de jantar e café. Seria um local ideal para trocar os presentes, pois você teria a sua disposição mais opções para gastar os créditos dos presentes iguais ou futuramente não muito utilizado.

Obs.: Lendo na internet sobre isso, vi opiniões contrárias ao colocar o cartão com o endereço da loja no convite, dizendo que era deselegante. Entretanto, nada impede que o convidado veja a lista na loja escolhida e compre o mesmo artigo em outro local. Porém, cabe o convidado perceber que se ele vai dar um presente de outro lugar, que pelo menos ele escolha algo de bom gosto e realmente útil aos noivos e, não, qualquer artigo desnecessário e feio, só para constar que deu presente. É até mais deselegante do que comprar um presente barato da loja escolhida. Afinal, será muito mais difícil trocá-lo, tornar- se-á apenas um entulho ou será passado para frente.

O cartão não é uma pressão, é apenas uma maneira delicada de facilitar o presente do convidado que não sabe como presentear. É muito melhor do que cada convidado ter que ligar para saber onde é melhor comprar. Dizer o local não força ninguém a gastar mais do que pode, afinal, todos têm (ou deveriam ter) o discernimento de comprar algo de acordo com o seu bolso.

Quanto a opção de dinheiro, a não ser que seja costume de família (como já vi acontecer) ou alguém tenha se oferecido a dar, acho inconveniente pedir dinheiro ao invés de presente. Ninguém sabe qual valor dá e torna-se um pouco constrangedor um dar mais e outro menos. Além disso, às vezes um presente é barato e é de ótima qualidade, entretanto, se desse o seu valor em espécie, não seria tão reconhecido como se tivesse dado o próprio objeto.

Acredito que os convidados possam até perder com isso, porque um presente pode ser parcelado em várias vezes, quanto ao dinheiro depositado na conta tem de ser dado tudo de uma vez. Às vezes, nem todo mundo que não se importaria em comprar um artigo caro, tem o dinheiro no momento para dar na íntegra. Então, não acho essa a melhor ideia.

Obs².: Para quem vai casar fora da cidade que mora, a dica é a lista virtual. Os convidados compram pela internet e o site entrega na casa dos noivos. Fica muito mais fácil para o casal receber e levar os presentes para a sua casa. É importante apenas escolher um site confiável, tirando isso, já vi casos que deram super certo.

ATENÇÃO:
Noivas, não esqueçam de enviar um cartão de agradecimento ou ligar dizendo ao menos um "Obrigada" pelo presente. É de bom tom e super gentil essa ação. Faz com que o presente não tenha sido uma obrigação e, sim, um agrado do convidado.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails