As cadeiras foram insuficientes para receber as dicas do colunista Francisco Campelo sobre "como deixar o seu casamento mais chique" em um evento de noivas em Fortaleza, realizado ontem no La Maison. Muitas noivas não se importaram em ficar em pé, para ouvir as suas recomendações. Aliás, ele ressaltou a cada segundo que as suas colocações baseiam-se em regras de etiqueta, não se tratando do que é certo ou errado, afinal, gosto não se discute. Infelizmente, devido ao atraso das palestras anterior a essa, o tempo foi curtíssimo para as orientações. Por isso, ele foi curto e objetivo. Abaixo estão as informações coletadas, mesmo que eu não concorde com todas, coloco todas a seguir:
- A regra do "menos é mais" cabe em todas as etapas da elaboração do casamento, inclusive quando for escolher o convite. Nada de enfeitar com muitas cores, bonecas ou outros elementos decorativos. Assim, o envelope deve ser clássico e seguir um tom claro, como off white, branco ou bege. O interior deve ser impresso somente em uma cor, não tendo uma regra. Pode ser chocolate, preto ou uma cor que combine com a decoração da festa.
- Os nomes dos convidados escritos à mão ainda são considerados elegantes. Então, pode apostar nessa ideia. Além disso, nada de colocar um envelope, dentro de um envelope, dentro de um envelope. Apenas um é suficiente. O formato de envelope caixa também é dispensável. É caro e não é nada sofisticado. O formato padrão é o clássico envelope. Não fuja disso.
- Ainda com relação a convite, nada de colocar cartão de onde está a lista de presentes ou qual a conta bancária. Os convidados não são obrigados a dar presentes, muito menos do local onde os noivos querem, isso é apenas uma gentileza, uma contribuição para o casal. Se os convidados quiserem saber para facilitar a escolha, então eles devem ligar para perguntar se há uma lista.
- Nunca coloque apenas um exibível no convite. É muito ruim chegar sozinho. Então, mesmo para os solteiros, coloque dois exibíveis para ele ir com companhia.
- A quantidade de padrinhos também segue a linha do menos é mais. Francisco contou que certa vez foi a um casamento no qual havia 80 padrinhos, ou seja, 40 casais. Alta quantidade dá a impressão, por vezes falsa, de que os noivos estão pensando nos presentes, por isso escolhem muitos padrinhos para ganhar presentes melhores.
- O bolo deve ser partido e os docinhos não podem ser evitados de comer. Nada de inibir os convidados de comerem a hora que quiserem. Isso constrange. Se querem a mesa bonita para fazer as fotos, bata antes da festa começar.
- Quanto aos convidados, nada de encher os guardanapos, bolsos do paletó ou a bolsa. Parece que vai revender depois. O máximo aceitável é levar uma mão com docinhos para comer na mesa ou em casa.
- A roupa da noiva deve manter uma compostura na igreja. Ou seja, nada de decotes ousados ou muita pele aparecendo em fendas, por exemplo. O indicado, no caso, é usar um bolero e, se quiser, tirar depois da cerimônia religiosa.
- O leque de cores dos convidados que não são padrinhos aumentou para mais duas tonalidades: branco e preto. Antigamente, preto era considerado luto, então era uma afronta aos noivos usar roupa preta no casamento. Porém, algo é glamour e não a nada errado. Quanto ao branco, o modelo de um vestido de casamento é completamente diferente de um modelo de festa, por isso não há nenhum problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário