segunda-feira, 1 de novembro de 2010

As pétalas do ofício IV

Para não prolongar tanto uma mesma postagem, dividi a matéria As pétalas do ofício em seis etapas. Esta é a quarta parte. Essa matéria foi publicada na revista A Ponte - edição Mulheres - nesse mês de outubro de 2010


“Eu aceito”
Parece uma transição simples, mas a tradicional pergunta, feita antes de qualquer planejamento matrimonial, faz qualquer mulher, até as mais incrédulas, ter uma ponta de dúvida sobre casamento. Afinal, ver o seu companheiro ajoelhar-se em sua frente e dizer: “quer se casar comigo?”, ainda faz parte dos sonhos de muitas mulheres. Pode-se considerar isso pelo aumento do número de casamentos. Segundo os dados mais recentes do IBGE, de 2007, foi registrado no Brasil um aumento de 2,9% com relação a 2006. Um total de 916.006 casamentos.
Segundo Fátima Salvino, é falsa a ideia da oficialização está em ruínas, pois a cada ano aumentam os números. São quase 300 celebrações por ano. Nos meses mais fracos, que fogem da “alta estação” de setembro a janeiro, são em média dez a quinze casamentos.
Enquanto na Paróquia São Vicente de Paulo, Erivalda Mendes, secretária do padre Raimundo Neto, afirma que, até 2011, não há mais sextas e sábados livres para marcar. “Quando a noiva chega à igreja para procurar uma data de casamento e a gente diz ‘não tem vaga’, ela fica admirada como tem gente casando”, comenta. Em 2009, foram registrados 155 casamentos, com destaque para dezembro e janeiro, os meses mais procurados devido à época das férias.
Quando Vitório Rodrigues, gerente geral do Hotel Gran Marquise, começou a trabalhar, em 2006, eram registrados, em média, quatro casamentos por ano no hotel. Atualmente, mesmo com as limitações de poder marcar apenas às sextas e aos sábados, o número aumentou para 80. Baseado nos dados do IBGE, ele falou, em palestra no Fest Noiva Ceará 2010, que a facilidade em se divorciar é também um fator que reflete nesse indicativo, pois em 2007 foi registrado um comparativo de que a cada quatro casamentos, acontece um registro de divórcio.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails