Poucos dias, é tudo que temos. Diante disso, a noiva-cunhada correu para acelerar no cartório os papéis para o casamento civil. Apesar de ser bem simples, a antecedência é a principal amiga dos noivos em todas as ocasiões, até mesmo na hora da celebração civil. E isso é o que menos esses noivos têm. Muitos pensam que é somente chegar no local, levar alguns documentos e, se quiser, já sai casado no mesmo dia. Bem, não é nada assim. Só em filmes, e só em Las Vegas, aparentemente.
Cada cartório tem suas restrições. Primeiro, nem todos os cartórios realizam todos os serviços. Assim, há quem não realize casamento. Mais: sem citar nomes, alguns pedem um pouco mais, outros um pouco menos na hora de apresentar documentos. Quanto às testemunhas, em alguns podem ser os irmãos a assinar no momento de dar entrada na papelada, outros já não deixam ser nem pais, nem irmãos. Já no prazo, alguns estipulam semanas para levar até um promotor e receber de volta a confirmação dos papeis. Outros dizem que não demora tanto assim.
Como boa cunhada, acompanhei em mais essa etapa. Anotei algumas dificuldades que ela teve e resolvi deixar algumas recomendações. Mas, antes deixo um desabafo: liguem antes e com antecedência de pelo menos um mês da data prevista para o casamento para saber do procedimento. Vou procurar mais detalhes e depois conto a vocês. Enquanto isso, deixo alguns pontos a ser perguntado na momento de procurar o cartório mais adequado ao casamento:
- Localização (importante principalmente se a cerimônia for feita no próprio cartório. Peça para ver o tamanho e a capacidade do espaço - caso você vá pessoalmente - para saber quantas pessoas poderá convidar para o evento. Cheque também onde é melhor de estacionar, para no dia não se preocupar com falta de vagas)
- Documentos necessários (quando decidido o local, não dê viagem perdida. Vá somente uma vez com todos os documentos - além da xérox se possível - e, melhor ainda, acompanhado de duas testemunhas com os documentos exigidos a elas - geralmente só a identidade. Não presume quais serão os documentos ou quais os familiares que podem ou não podem assinar. Pergunte tudo antes de ir ao cartório dar entrada nos papéis. Ah! Pergunte também o que é preciso levar no dia do casamento propriamente)
- Preço (pergunte qual é o orçamento para todo o procedimento; quanto custa se for feito fora do espaço do cartório; se o pagamento é somente com dinheiro ou pode ser em cheque; e se o valor é o mesmo independente do dia da semana escolhido, por exemplo)
- Juiz (se não quiser o juiz do próprio cartório, quiser algum específico, talvez um já da família, pergunte qual é o procedimento para outro juiz celebrar o casamento; se o valor aumenta ainda assim se for feito fora do cartório com um juiz que não é do cartório)
- Tempo (pergunte quanto tempo demora para sair a papelada; quais são os dias e os horários liberados para celebrar o casamento tanto dentro como fora do cartório; e quanto tempo dura a celebração)