A palavra dita é um compromisso. Embora por vezes os casais digam "te amo" sem profundidade, apenas como um ponto final do discurso ou de um telefonema, essa declaração curta de sentimento não pode estar no dizer apenas para constar. Deve ser sincera. Assim também deve ser o voto de casamento.
Os votos são uma promessa, um contrato verbal que firma a promessa de uma vida eterna - um ao lado do outro - de fidelidade, de amor, de compromisso, seja na alegria, tristeza, saúde ou doença. Não devem ser palavras em vão, repetidas somente porque o padre sussurrou ao seu ouvido.
Elas não devem ser esquecidas no primeiro obstáculo, na segunda briga ou no terceiro aborrecimento. Não deve amargar devido a uma toalha na cama ou por não ter lavado os pratos do jantar. É preciso paciência e consciência de que nada é perfeito no casamento.
Em qualquer relacionamento haverá discordâncias em algum ponto. Afinal, cada um foi criado em famílias diferentes. Aliás, até mesmo irmãos de pais iguais, morando na mesma casa, tem pensamentos contrários e brigam, então por que vocês não? O humor pode mudar pelo estresse no trabalho, acúmulo de serviços ou simplesmente devido a TPM. Então, vamos levar com leveza o casamento. Onde há o amor, o resto passa. A ventania vira brisa e passa.
Podemos aprender com o caso real narrado no longa
Para Sempre (The Vow). Uma memória apagada, levou a certeza de Paige de que ela casada e muito feliz em seu relacionamento com Leo. Mais do que isso, ela não reconhecia o próprio marido. Tudo foi levado em um acidente de trânsito. Um minuto que mudou completamente a história de amor dos dois. Ela não lembrava como havia o conhecido e que, em menos de duas semanas, já estava apaixonada por ele. Porém, Leo não desistiu, tentou conquistá-la ao máximo. Mesmo quando viu não ter mais chances, deu o espaço e nunca esqueceu do compromisso firmado nos votos de casamento. Depois de um tempo, os dois se encontraram e fizeram uma nova história, mas repetindo a mesma dose de amor, afeto e felicidade.
Paige: “Me comprometo a ajudá-lo a amar a vida, a sempre abraçá-lo
com ternura, e ter a paciência que o amor exige. Para falar quando as
palavras forem necessárias, e compartilhar o silêncio quando não forem.
Para discordar em concordar sobre o bolo. E viver no calor de seu
coração. E sempre chamar de lar”
Leo: “Eu me comprometo a amá-la
seriamente, em todas suas formas. Agora e para sempre. Prometo que
nunca vou esquecer que esse é um amor para toda a vida. E sempre sabendo
na parte mais profunda da minha alma que não importa quais desafios
venham nos separar, sempre encontraremos o caminho de volta para o
outro”