Quando se deve casar? O tempo não é o principal indicativo de que está na hora de se casar. Primeiro, por acreditar no amor e ser romântica, é importante você gostar realmente da pessoa com a qual se relaciona e conhecê-la bem, principalmente os seus defeitos, pois são eles os principais vilões do desgaste do casamento.
Nesse caso, a duração do namoro mais longo favorece essa noção melhor sobre o outro, ainda mais quando se é possível testar várias experiências de convívio. Por exemplo, saber se ele ronca quando dorme, se é espaçoso na cama, se é bagunceiro, se ajuda na arrumação da casa, se é parceiro na viagem e dentre outros pontos.
Outro ponto importante é estar preparada para as responsabilidades. A festa do casamento é linda, mas depois vem as suas consequências: cuidar, limpar e administrar as contas da casa, como a da luz, do condomínio, da água e entre outros gastos que só crescem. Sem falar no tão desejável imóvel próprio, o qual está cada vez menor e mais caro. Esse, quando fechado contrato, é uma dívida de quase uma vida.
Nesse aspecto, puxo logo o fator financeiro. Como se diz, não nos alimentamos de amor, então é preciso ver se o salário já é suficiente para assumir essas despesas e iniciar uma vida a dois.
Querer ter um local só seu e dividir com o amado é maravilhoso, porém é preciso de planejamento, ainda mais se for gastar também nas celebrações, como noivado, chá de panela, igreja e buffet, sem esquecer da mobília básica da casa para começar a viver no novo espaço (os móveis da suíte principal e da cozinha). Se estiver tudo em ordem, houver amor, condição financeira e desencanto que o casamento não é completamente perfeito, então não há mais motivos para adiar o sim.