quarta-feira, 6 de julho de 2011

Por que pétalas?

Ultimamente dei-me conta que nunca expliquei o motivo do título Pétalas (in) esperadas. Poderia brincar dizendo que estava esperando perguntarem isso em alguma entrevista nos programas televisivos ou em coletivas à imprensa, mas não, eu realmente esqueci de comentar aqui.

Contei na minha primeira postagem do blog que a matéria feita sobre noivas para a revista A Ponte motivou-me a criar um espaço virtual exclusivo para tratar sobre esse tema, porém a palavra pétalas ligada ao tema casamento veio a minha mente muito antes disso acontecer.

Sempre gostei de escrever. Os meus cadernos estão repletos desde crônicas a poesias, muitas delas não divulgadas ou muito menos passadas a limpo. Em 2007, resolvi dedicar um poema a minha irmã que estava se casando. Depois de feita, algo estava em branco e demorando para surgir: o título. Então, busquei na internet diversos símbolos relacionados a cerimônia religiosa e que pudesse ser inspiração ao meu texto. Foi então que encontrei o significado de pétalas no casamento e fiz dessa palavra sinônimo desta.


"Os antigos romanos tinham costume de atirar flores no trajeto da noiva, acreditando que as pétalas fariam a noiva ter sorte e dar carinho ao marido" - Casadinhos


Também encontrei no site iCasei que assim como o arroz era jogado aos recém-casados, as pétalas também viraram opção para substituir um dos símbolos mais antigos de vida, fertilidade e abundância. O desejo é de felicidade e prosperidade aos noivos.

Deixo vocês, no momento, somente com a explicação. Na próxima postagem coloco a poesia.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails