terça-feira, 19 de novembro de 2013

Workshop de Cerimonial #1dia [2/3]

Entre histórias, o cerimonialista dá dicas de cada passo do casamento. Anotei as informações o mais rápido que pude, afinal, não é permitido gravar ou filmar o evento. Foi horrível - no bom sentido - porque não sabia se olhava-o contando sobre a sua experiência ou escrevia os detalhes em meu caderninho. Bem, fiquem com as valiosas orientações.
  • Convite: por ser o cartão de visitas da festa, não poupe na qualidade do papel. É importante prestar atenção na gramatura, nada dele "dobrar". Segundo César, é isso que faz a convidada dizer "nossa, para esse casamento vale a pena investir em um vestido novo e passar um dia no salão". Se a cerimônia for à noite, então deve ser tratado como Jornal Nacional da Globo, como horário nobre, ou seja, deve seguir um padrão de tradição. Não é preciso inventar tanto, apenas dar informações. No exterior, mais uma ressalva: os nomes dos convidados devem ser escritos à mão, por uma caligrafa. "O que fica são os detalhes".
  • Cortejo (ordem): noivo e mãe/mãe da noiva e pai da noivo/imagem (opcional)/padrinhos/damas e pajens/noiva e pai/alianças/assinatura/fotos do altar. Na condução da imagem, ela deve participar da cerimônia, por isso não pode entrar muito depois da entrada da noiva. Para a vez do noivo, ele deve dar o braço direito a sua mãe, ao contrário dos padrinhos. A razão está na chegada do altar, para no momento em que ele cumprimentar a mãe e sair em direção a noiva, não cruzar/passar na frente da mãe. Quanto a chegada triunfal da noiva com o pai, não fiquem de braços dados, dê a sua mão, porque o vestido fica murcho de um lado devido o pai ficar muito próximo amassando e até pisando de um lado do vestido. Outro detalhe: nada de plaquinha "lá vem a noiva". Esse tipo de obviedade pode deixar de lado, conforme César. No caso das alianças, ele concorda em parar a cerimônia para a sua chegada, no entanto só compensa se a pessoa que carrega realmente é importante para o casal, para a família. Se for somente uma criança qualquer para ilustrar a ocasião, melhor não.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails