terça-feira, 2 de novembro de 2010

As pétalas do ofício V

Para não prolongar tanto uma mesma postagem, dividi a matéria As pétalas do ofício em seis etapas. Esta é a quinta parte. Essa matéria foi publicada na revista A Ponte - edição Mulheres - neste mês de outubro de 2010

Romantismo no mercado

O casamento virou uma indústria que move diferentes setores empregatícios: decoradores, cerimonialistas, músicos, fotógrafos e outros serviços terceirizados. Tornou-se, para alguns, sinal de status exibir os valores abusivos dos seus contratos, tanto que não são poucos os noivos que fazem questão de mostrar o resultado de seu planejamento e alto custo em colunas sociais ou na televisão. Um exemplo disso é o programa Noivos In Foco, que é produzido por Bello Produções e Old Produções, e transmitido há cinco anos pela TV União.

Maurício Aquino, produtor e responsável do departamento comercial desse programa, revela que o programa já motivou diversos casais a oficializar a união com o pacote completo. “Eu estou gastando mais de 60 mil reais no meu casamento e não passar no Noivos In Foco é a mesma coisa que eu comprar uma Ferrari e não poder andar para mostrar para os meus amigos”, relembra ele o relato de uma das noivas participantes.

O Fest Noiva Ceará também é uma prova do crescimento do mercado. Desde 2007, quando foi a sua primeira edição, esse evento tomou tamanhas proporções que, em seu terceiro ano, mudou a sede do Hotel Gran Marquise para o Centro de Convenções do Ceará. O projeto Fest Noiva foi idealizado pela empresa César Serra & Renato Nunes Cerimonial, há 16 anos, em Brasília, e tem Fortaleza como um sistema de franquia.

Entretanto, ainda se ressalta, nos dizeres dos padres, o valor do sacramento, significado primeiro da união. “Para a igreja é muito importante cultivar a tradição. E a sociedade também pede muito isso. Uma mãe não vai querer que a filha vá morar com alguém, vai querer que ela se case”, confirma Fátima Salvino, secretária da Igreja do Líbano.

A advogada Goretti Távora reconhece a beleza do casamento. “É o momento mais importante da vida, porque você passa a dividir com o outro o dia a dia, o sentimento e tudo de bom que você tem”. Entretanto, embora se emocione e veja encanto no matrimônio, seu desejo nunca foi esse. “Não sou contra, acredito profundamente na instituição do casamento. A minha família tem exemplos extraordinários, mas, independente disso, acredito que eu seja muito apegada às minhas convicções, de que, estando sozinha, você tem mais liberdade”. Cada um na sua casa e com sua privacidade, assim ela mantém o seu relacionamento há 18 anos com a mesma pessoa. “Se você tem um companheiro morando junto, você sempre tem que estar dando satisfação e vice-versa. Então, eu acho que a convivência estraga um pouco a beleza de viver junto”.

Ela não é a única a pensar dessa maneira. Assim como ela, há outros casos de namoros eternos sem dividir o mesmo teto, mas ainda é maior o número de mulheres que sonham em entrar na igreja e seguir o ritual.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails